Semana do Meio Ambiente mobiliza escolas e universidade

Cordel, palestra e plantio. Esta foi a programação especial da Semana do Meio Ambiente realizada pelo Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras no período de 29 de maio a 05 de junho. que mobilizou educandos e professores da Escola Estadual João Ribeiro, do Centro Educacional Universo do Saber e Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras.

A programação foi programação especial foi aberta com a apresentação do Cordel Proteja o Meio Ambiente: Nosso Maior Patrimônio, com o cordelista e escritor Francisco Passos Santos, conhecido como Chiquinho do Além Mar.

A atividade foi realizada de forma virtual para educandos e professores do ensino fundamental da Escola Estadual João Ribeiro. A ação contou com a participação do coordenador geral do Azahar, Antenor Aguiar, com Aldjane Moura, assessora educacional do projeto, além das professoras da escola, Natália Barros, Adriana Nardele e Clécia Melo.

Durante a atividade, as crianças interagiram sobre a importância de preservação do meio ambiente. e conheceram um pouco da história do cordelista, iniciou o co0ntato com a arte popular do cordel há cerca de 20 anos, quando vendia queijo na Orla da Atalaia, Zona Sul de Aracaju.

Lançado este ano o livro Cordel Proteja o Meio Ambiente: Nosso Maior Patrimônio aborda em cordel de forma didática e criativa a problemática do Meio Ambiente falando dos impactos socioambientais no cotidiano. A partir de pesquisas  pelo autor sobre a temática, o livro nasce como uma ferramenta  educativa para ser trabalhado na sala de aula e assim mobilizar uma consciência e ação socioambiental e coletiva sobre a importância de preservação natural. O trabalho é desenvolvo em parceria nas escolas a partir deste ano.

A programação da Semana do Meio Ambiente continuou no dia 02 de junho com mais uma atividade de educação ambiental. Crianças plantaram mudas na frente da Escola João Ribeiro, onde estudam. Elas também participaram da palestra sobre restauração florestal com a equipe do Projeto Azahar, o engenheiro florestal e coordenador técnico do Azahar, Thadeu Ismerim e o técnico agrícola, Ricardo Rogério. Eles orientaram o plantio  que teve a participação  de alunos do primeiro e segundo anos do Centro Educacional Universo do Saber, em Pedra Branca, em Laranjeiras.

No dia 04, a atividade começou com uma pergunta: Por que é importante plantar uma árvore? Educandos do ensino fundamental da Escola Estadual João Ribeiro responderam a esta pergunta compartilhando experiências socioambientais que vivenciam no seu cotidiano. 

No dia 05, data em comemoração ao meio ambiente, a agenda foi encerrada com um plantio simbólico em Laranjeiras com estudantes do Curso de Especialização em Recursos Hídricos e Meio Ambiente, iniciativa apoiada pelo Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras.

A ação atendeu a todos cuidados sanitários de enfrentamento a COVID-19. A programação foi mais uma atividade de educação ambiental do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, realizado pela Universidade Federal de Sergipe e FAPESE em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print