
Na noite de ontem foi realizada a palestra sobre violência de gênero com estudantes, professores e pais de alunos da Escola Estadual João Ribeiro
A palestra teve como tema Violências Contra as Mulheres O Que temos a Ver Com isso? , ministrada pela professora e e coordenadora do grupo de pesquisa XiqueXique – Grupo de Pesquisa Gênero e Sexualidade da UFS do Campus Sertão, Patricia Rosalba.
A professora chamou a atenção para a preocupante realidade revelada pelo levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019. O levantamento mostra que as mulheres brasileiras sofrem uma agressão física a cada dois minutos e que a cada 8 minutos ocorre um estupro no Brasil. O crescimento de assassinatos contra as mulheres durante a pandemia foi outro assunto discutido. “De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública no primeiro semestre de 2020 houve um crescimento do feminicídio de 1,9% em relação ao ano anterior com 648 vítimas”, destaca.
O tema sobre relações de gênero integra as ações de educação do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, realizado pela UFS e FAPESE em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.