WhatsApp Image 2019-09-30 at 16.23.49

Lançamento de livro e cartilha educativa marcam Seminário “Água e Cultura em Laranjeiras”

Uma iniciativa do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, realizado pela UFS, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Duas publicações serão lançadas durante o Seminário Água e Cultura em Laranjeiras: o Livro de artigos científicos “Laranjeiras e Rio Sergipe: Uma viagem no presente” e a cartilha educativa “Laranjeiras e Rio Sergipe: Uma viagem no tempo”. O seminário será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe.

 

O lançamento do livro acontece no dia 16 às 15h30, seguido de um café nordestino, que encerra a programação do primeiro dia do seminário. Já a cartilha “Laranjeiras e Rio Sergipe: Uma viagem no tempo” será lançada no dia 17 às 8h30 no hall da UFS em Laranjeiras e contará com a apresentação cultural do Samba de Parêa de Dona Nadir.

 

O livro conta com nove artigos científicos de 15 pesquisadores, professores e discentes que abordam temas como educação ambiental e patrimonial, monitoramento hídrico e qualidade da água, cultura e gestão de bacias hidrográficas.

 

“Investigar é uma das funções primordiais da Universidade Federal de Sergipe, como de qualquer universidade. A busca e a valorização da cultura são missões fundamentais da universidade pública, gratuita e de qualidade”, destacou Antenor de Oliveira Aguiar Netto, coordenador geral do projeto Azahar: Flor de Laranjeiras.

 

A publicação foi organizada pelos pesquisadores Antenor de Oliveira Aguiar Netto, pós-doutor em Recursos Hídricos, professor da UFS; Neuma Rubia Figueiredo Santana, Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente; e Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa, Pós-doutora em Ciências Humanas e professora do Campus do Sertão da UFS e do Mestrado em Antropologia da UFS.

 

“O livro congrega artigos que mostram o quanto a produção do conhecimento científico é necessária para dar visibilidade às questões ambientais e sociais da região”, destaca uma das organizadoras do livro, a professora Pós Doutora Patrícia Rosalba. “Através das suas ações, o projeto Azahar une meio ambiente, cultura e gente e promove um debate intenso sobre a sociedade sergipana, a partir da produção científica e dos trabalhos de ensino e extensão”, completou a professora e pesquisadora.

 

Educação ambiental e cultura

 

Mesclando cultura e meio ambiente, a cartilha “Laranjeiras e Rio Sergipe: Uma viagem no tempo” aborda, de forma lúdica, a história do rio Sergipe e de Laranjeiras e a importância da preservação ambiental.

 

A assessora de educação ambiental do projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, Aldjane Moura, explica que a proposta foi tentar unir num mesmo instrumento educativo aspectos da cultura popular e a história do rio Sergipe, com foco na sensibilização para a importância de preservá-lo e mantê-lo vivo para as próximas gerações. 

 

“Toda ilustrada, a cartilha foi concebida no formato de História em Quadrinhos, com linguagem simples e envolvente, pois é voltada para o público infanto-juvenil”, completa Aldjane, acrescentando que o material será distribuído para as escolas da rede pública de Laranjeiras.

 

Quem conta esta história e figura como personagem principal do livreto é Dona Nadir, mulher negra e quilombola, mestre de cultura popular e figura histórica da comunidade Mussuca, em Laranjeiras. Ao seu lado, o caboclinho, personagem folclórico da manifestação “Lambe sujo e Caboclinhos”, realizada anualmente em Laranjeiras no segundo fim de semana de outubro.

 

“Dona Nadir é um patrimônio da cultura de Laranjeiras. Ao trazê-la como personagem de nossa cartilha, demos voz e prestamos uma homenagem a esta personagem histórica, que representa a força das mulheres negras e quilombolas que fazem da cultura um ato de resistência”, resumiu a professora Patrícia Rosalba.

 

Inscrições

 

As inscrições para o evento seguem abertas até o dia 14 de outubro ou até que as vagas sejam preenchidas. Para se inscrever, basta acessar o link https://form.jotformz.com/92523740428659 no site do projeto Azahar: Flor de Laranjeiras. Gratuito, o evento disponibiliza 150 vagas com direito a certificado de participação.

 

Sobre o Seminário

 

Além dos lançamentos do livro e da cartilha, a programação do seminário contará com mesa redonda, palestra e oficinas sobre temas relacionados à educação ambiental, recursos hídricos e cultura popular.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print