João Mulungu e o Dia Estadual de Denúncia contra o Racismo

Hoje, Dia Estadual de Denúncia contra o Racismo, é celebrada a trajetória abolicionista de João Mulungu, considerado o mais notável líder quilombola de Sergipe na segunda metade do século XX que lutou pela liberdade, igualdade e justiça social e contra a escravatura em Sergipe.

Laranjeirrense, João Mulungu nasceu numa senzala do Engenho Flor da Roda. Ele organizou levantes pela libertação de escravos nos engenhos sergipanos em Capela, Divina Pastora, Maruim, Rosário do Catete, Santo Amaro, Carmopólis, Siriri, Riachuelo e Laranjeiras.

Símbolo da memória de resistência da luta racial em Sergipe, João Mulungu foi o primeiro herói afro-brasileiro do estado reconhecido oficialmente.

O Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras lembra esta data histórica sobre a importância de João Mulungu e do seu legado de luta contra o racismo.

O Prjeto Azahar: Flor de Laranjeiras é uma realização da FAPESE e da Universidade Federal de Sergipe – UFS em parceira com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print