Estudo do solo é tema do Módulo VI

 

Qual a importância do manejo e conservação do solo para a preservação da água?  Nos próximos dias, o Curso de Especialização em Recursos Hídricos e Meio Ambiente discute  este tema durante a realização do Módulo VI iniciado nesta sexta-feira.

O módulo  é ministrado pelo professor e Chefe do Departamento de Engenharia Agronômica (DEA), da Universidade Federal de Sergipe, Airon José da Silva.

 

Neste primeiro dia de aula, o professor apresentou os temas que serão trabalhados nas próximas semanas e relacionou a importância do tema para a preservação hídrica. “O solo é armazenamento de água e por isso é importante para a preservação hídrica. Perda de solo é perda de água e consequentemente perda de vida”, relacionou ao mencionar que o curso é uma oportunidade de aprendizagem com impacto direto para a mudança da situação hídrica de Laranjeiras que apresenta salinidade hídrica por causa da fatores ambientais .

Ele ressaltou que  durante o curso o assunto será tratado de maneira dinâmica, estimulando práticas socioambientais que pautem as escolas como a experiência do Projeto Popularização da Ciência do Solo na Educação Básica de Aracaju, que desenvolve através de uma parceria entre a Universidade Federal e a Secretaria de Estado da Educação. “A proposta é trazer um curso dinâmico, aberto, para que possamos fazer destes quatro dias de formação uma oportunidade para práticas educacionais sobre o estudo do solo  fazendo deste assunto um meio de popularização da ciência”, destacou.

 

Durante a aula, também foram apresentados os temas que serão discutidos ao longo do módulo como a, sequência evolutiva de estudos sobre os solos,   biologia do solo, composição da matéria orgânica e sua interação ecológica, rochas e minerais.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print