Aula aborda estudo do clima

O estudo de métodos e técnicas de pesquisas sobre climatologia foi o tema da primeira aula do reinício do  do Módulo III sobre Metodologia do Ensino Superior e Pesquisa que integra o Curso de Especialização em Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
A disciplina Climatologia foi ministrada pelo professor Inajá Francisco de Sousa da Universidade Federal de Sergipe ontem e hoje.
Durante os dois dias da disciplina os participantes  trocaram experiências sobre fatores climáticos e variações meteorológicas e sua influência socioambiental. Também foram apresentadas informações meteorológicas, conceitos de fenômenos naturais associados aos sistemas meteorológicos e radiação solar.
Na sua apresentação, o professor lembrou que a climatologia pode ser utilizada em vários ramos de conhecimento e que neste sentido se aplica à demanda da especialização em promover e estimular experiências metodológicas e técnicas científicas em vários campos investigativos. “O clima não é um fato, mas uma teoria da qual tira proveito cada investigador para implementar uma dada experiência de tempo.
A climatologia é parte integrante da meteorologia, geografia e das ciências agronômicas, visando integrar as diferentes esferas para compreensão da organização e transformação dos espaços terrestres”, explicou.    
Os participantes receberam orientações sobre consulta e produção de dados a partir de sites especializados e metodologias e técnicas de pesquisa  para a organização de informações científicas com cálculos de mensuração dos fenômenos climáticos.
A especialização é realizada pela Plataforma Google Meet. O curso é uma realização da Universidade Federal de Sergipe por meio do Mestrado em Recursos Hídricos, com apoio do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras.
O Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras é uma realização da FAPESE e da Universidade Federal de Sergipe – UFS em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print