azaharpedrabranca2

Estímulo à multiplicação de saberes marca rodas de conversa com estudantes de Pedra Branca

“Os conhecimentos que aprendi hoje, pretendo levar para a vida toda”. Este foi o sentimento de Vancleidson dos Santos Lima, estudante da Escola Municipal Dom Pedro II, no bairro Pedra Branca, em Laranjeiras. Ele participou de uma das duas rodas de conversa realizadas pelo Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, nesta quarta-feira, 28. 

As rodas de conversa representam a primeira de diversas ações que serão realizadas na escola até o início de 2021, como parte do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A ação incluiu dois momentos de diálogo: o primeiro foi realizado no turno da manhã, destinou-se a estudantes do 5º Ano do ensino fundamental menor e abordou o tema “Água e Saúde: fonte de vida!”. O segundo aconteceu às 13h e foi focado em estudantes do 8º e 9º Ano, que dialogaram sobre o tema “Água, meio ambiente e qualidade de vida”.

Coordenadas pela assessora de educação ambiental do projeto, Aldjane Moura, as rodas de conversa contaram com a participação de Brisa Corso, que é Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela UFBA, membro do grupo de pesquisa ACQUA da UFS e educadora voluntária do projeto; e do professor Cristyano Ayres Machado, Pós Doutorando em Recursos Hídricos- UFS, membro do Grupo de pesquisa Acqua da UFS e colaborador do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras.

Durante a realização da atividade, os estudantes receberam a visita do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Laranjeiras, Ruiter Alves, que deu as boas-vindas à equipe do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras e agradeceu as ações desenvolvidas pela equipe junto às escolas da rede pública situadas no município.

“Ao sensibilizar os estudantes, o projeto os ajuda a entender que preservar o meio ambiente é garantir o futuro do mundo. Mais que isso, o projeto faz com que nossas crianças e adolescentes levem essas informações para suas casas, estimulando seus pais e familiares a adotarem uma postura diferente diante da preservação ambiental”, elogiou o Secretário.

Foi o caso de Vancleidson, que garante levar o conhecimento trocado na roda de conversa para seus familiares. “Temos que ajudar sempre a natureza. E ensinar aos outros o cuidado que temos de ter com o meio ambiente é também uma forma de ajudar”, destacou o estudante de 18 anos, que é estudante do 9º Ano.  

Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras

Com o objetivo de contribuir com a promoção da segurança hídrica no município de Laranjeiras, em especial nas comunidades de Pedra Branca e Bom Jesus, o projeto Azahar: Flor de Laranjeiras tem atuado na região desde abril deste ano. De lá para cá, vem desenvolvendo, além das atividades de educação ambiental, ações de monitoramento hídrico, restauração florestal e pesquisa científica no rio Sergipe.

Entre as ações de educação ambiental do projeto, destacam-se oficinas participativas, curso de formação voltado para professores da rede pública, eventos técnico-científicos sobre segurança hídrica, além de palestras e atividades nas escolas. Ao longo dos dois anos de execução do projeto, serão atendidos diretamente pelo menos de 300 pessoas, entre crianças e adolescentes, jovens e mulheres.

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print