02 Ponte sobre o Povoado Pedra Branca - Laranjeiras

Projeto Azahar realiza roda de conversa com estudantes do povoado Pedra Branca em Laranjeiras

Entender quais o papel e os benefícios da água para nossa saúde. Esta é a proposta das rodas de conversa que acontecem nesta quarta-feira, 28, na Escola Municipal Dom Pedro II, no povoado Pedra Branca, município de Laranjeiras. A iniciativa é do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Serão dois momentos de diálogo, que envolverão cerca de 55 crianças e adolescentes do ensino fundamental menor e maior. “Estas rodas de conversa representam um passo adiante no processo de educação ambiental do projeto. Nesta etapa, estamos focados em escutar mais e aprofundar os conhecimentos com um grupo mais reduzido de estudantes”, garantiu a assessora de educação ambiental do projeto, Aldjane Moura.

Ao lado de Brisa Corso, que é educadora voluntária do projeto, Aldjane irá coordenar a ação junto aos 25 estudantes da turma do 5º. Ano do ensino fundamental menor. Com o tema “Àgua e Saúde: fonte de vida!”, a conversa ocorre no turno da manhã.

“A ideia é dialogar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e para o meio em que vivemos, reconhecendo que a qualidade de vida está intimamente relacionada às condições de higiene e saneamento básico, por exemplo”, destacou Aldjane Moura, apontando que pretende ainda levar os meninos e meninas a entenderem que o futuro do nosso planeta depende da preservação da água.

Às 13h, é a vez dos cerca de 30 estudantes do 8º. ano participarem da roda de conversa como tema “Água, meio ambiente e qualidade de vida”, que será mediado pelo professor Cristyano Ayres Machado, Pós Doutorando em Recursos Hídricos- UFS, membro do Grupo de pesquisa Acqua da UFS e colaborador do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras.

“Com metodologia participativa, a roda de conversa prevê a interação dos estudantes e a contextualização dos conteúdos com o cotidiano da comunidade, e com utilização de linguagem adequada à faixa etária predominante na turma”, explicou o professor Cristyano Ayres, que é ainda professor da rede estadual de educação.

Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras

Com o objetivo de contribuir com a promoção da segurança hídrica no município de Laranjeiras, em especial nas comunidades de Pedra Branca e Bom Jesus, o projeto Azahar: Flor de Laranjeiras tem atuado na região desde abril deste ano. De lá para cá, vem desenvolvendo, além das atividades de educação ambiental, ações de monitoramento hídrico, restauração florestal e pesquisa científica no rio Sergipe.

 

Entre as ações de educação ambiental do projeto, destacam-se oficinas participativas, curso de formação voltado para professores da rede pública, eventos técnico-científicos sobre segurança hídrica, além de palestras e atividades nas escolas. Ao longo dos dois anos de execução do projeto, serão atendidos diretamente pelo menos de 300 pessoas, entre crianças e adolescentes, jovens e mulheres.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print