Cultura e meio ambiente: Estudantes de Laranjeiras visitam Museu da Gente Sergipana por iniciativa do Projeto Azahar


Um mergulho na cultura, na história e nos biomas sergipanos. Esse foi o clima da visita de 21 estudantes da Escola Estadual João Ribeiro, localizada em Laranjeiras, ao Museu da Gente Sergipana, nesta quarta-feira, 11. A visita foi uma iniciativa do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, realizado pela FAPESE e pela UFS em parceria com a Petrobras, por meio do programa socioambiental.

Para a assessora de educação ambiental do Projeto, Aldjane Moura, a visita proporcionou aos estudantes muito mais do que escutar ou até mesmo participar de uma aula. “Por meio do Projeto Azahar, os meninos e meninas tiveram a oportunidade de vivenciar a história, a cultura e aspectos ambientais do nosso estado”, destacou, explicando que as atividades de educação ambiental do projeto buscam criar vínculo com a comunidade e mobilizá-la em torno da preservação do meio ambiente.

Aldjane aponta ainda que um dos aspectos que mais chamou a atenção dos meninos e meninas foi o caráter tecnológico do museu. “Por meio de instrumentos tecnológicos, os estudantes fizeram uma verdadeira viagem no tempo, retornando a um Sergipe antigo, a lugarejos com uma alta carga de cultura”, comemorou a assessora, que é geógrafa de formação.  

“O museu  promoveu a união entre a tecnologia e os saberes populares, a história e o meio ambiente”, completou a diretora da Escola Estadual João Ribeiro, Natalia Rodrigues de Barros. “Trabalhar em sala de aula meio ambiente e educação ambiental vai trazer futuramente mudanças para a realidade das escolas. Pretendemos levar os conhecimentos trocados aqui para abordar de forma interdisciplinar na nossa escola, envolvendo conteúdos e realizando atividades que possam perpassar diversas disciplinas”, garantiu.

E a experiência foi mesmo rica e instigante para as crianças e adolescentes que a vivenciaram. Kauã Moreira Campos, de 11 anos, visivelmente contente, conta a experiência vivida: “Andei num barco passando pelos rios de nosso Estado, aprendi que comidas típicas são cultura, aprendi sobre cordel, mamulengo, sobre a transferência da capital e outros momentos importantes de nossa história. No museu, a gente tem mais liberdade para aprender, fica mais fácil entender”, resumiu.

Meio ambiente e identidade

O Museu da Gente Sergipana entrelaça diversos aspectos da identidade do nosso povo. E ele inclui o meio ambiente como parte dessa identidade sergipana, por meio da apresentação de nossos biomas. Para Marcos Willian dos Santos Oliveira, de 12 anos, estudante do 6º. Ano, o que mais chamou a atenção foi navegar por um rio de luzes e bites, que recriava os estes biomas presentes em nosso Estado, da Caatinga à Mata Atlântica, passando pelo agreste.

“Eu achei muito interessante! Na hora do barquinho, conheci a vegetação e os animais que existem em várias partes do nosso Estado. Ficou a mensagem de que precisamos preservar esta beleza para nosso bem e para a sobrevivência dos animais e a nossa também”, destacou.

Pertencimento

Ao conhecer mais sobre o patrimônio histórico material e imaterial, de Sergipe, sobre o conjunto arquitetônico, sobre a culinária e os saberes populares, Marcos Willian chama a atenção para a sensação de pertencimento. “Vi Laranjeiras em várias coisas do museu, e isso me mostrou que Laranjeiras é uma cidade muito cultural. Aprendi que devemos preservar as culturas”, avaliou o estudante do 6º. Ano.

Jessica lima, também estudante do 6º. Ano C da Escola, também viu personagens, construções, momentos históricos e aspectos ambientais que lembraram sua terra natal, Laranjeiras. Ela conta que aprendeu sobre os lugares, sobre coisas que aconteceram séculos atrás. “Eu posso aprender na escola, mas aqui foi incrível! Quero ter esta experiência de novo. Foi ótimo ver o rio Sergipe e ter a sensação de navegar por ele. Já participei de vários projetos, mas este foi literalmente um dos melhores que eu participei”, disparou.

 

 

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print