Educação ambiental nas escolas

Dando continuidade as atividades ambientais nas escolas, o Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras vem realizando um ciclo de discussões sobre temáticas socioambientais que envolvem a outorga da água e consumo consciente dos recursos hídricos. Além de debates, também são incentivas práticas sustentáveis como o lançamento de uma horta sustentável com a participação da comunidade escolar.

Água e consumo consciente

No dia 06 de agosto, educandos do Centro Educacional Universo do Saber (CEUS), em Laranjeiras, participaram de uma atividade de educação ambiental sobre Desperdício de Água e Consumo Consciente e Meio Ambiente e Saúde. Os temas foram abordados pelas convidadas do projeto, Eliene Oliveira da Silva e Milena Belarmino Muniz, alunas do Curso de Especialização em Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe. 

Através desta parceria, o projeto aproxima a ciência do espaço escolar trabalhando temáticas socioambientais que incentivam ações de sustentabilidade e conexão com a realidade local das unidades de ensino em Laranjeiras. Esta ação também só foi possível pelo importante apoio da direção do CEUS ao  trabalho desenvolvido pelo Azahar.

 

 

 

Outorga da água

No dia 23 de julho, o tema abordado foi sobre Outorga e Fiscalização de Recursos Hídricos. A ação foi voltada para moradores da cidade de Pedra Branca no município sergipano de Laranjeiras.

A palestra foi ministrada por Ubirajara Xavier, técnico da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), órgão operacional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

Durante a palestra, foram discutidos com os participantes assuntos sobre a poluição por esgotos domésticos industriais e resíduos sólidos e o impacto socioambiental envolvendo o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água através do ato administrativo da outorga que normatiza o direito e acesso aos recursos hídricos.

Discussões sobre as experiências de preservação, uso e controle da qualidade e quantidade da água junto à comunidade fazem parte das atividades de educação ambiental realizadas pelo Projeto Azahar que realiza ações de proteção ambiental dos rios Cotinguiba e Sergipe.

Horta

Além de debates, o projeto realizou a experiência da implantação de uma  horta com educandos do 1º e 2º anos da Escola Estadual João Ribeiro, na cidade de Laranjeiras.  Os educandos plantaram rúcula, alface roxa, alface crespa, coentro, tomate, cebolinha e brócolis com o auxílio do nosso mobilizador, Gustavo da Conceição Santos e do técnico agrícola do Projeto Azahar, Ricardo Rogério.

A nova horta é mais uma parceria entre o Projeto Azahar e a direção da  Escola Estadual João Ribeiro através da gestora da unidade de ensino, Natália Barros. A atividade visa estimular práticas sustentáveis no espaço escolar.

Com ajuda da equipe do projeto, foi feita a semeadura e transplantio  das mudas. O novo espaço foi decorado com materiais recicláveis e caixotes pintados com a ajuda dos estudantes e orientação da equipe do projeto.

Em todas as atividades foram respeitadas as normas de biossegurança, com  número restrito de participantes para garantir o distanciamento físico,  uso de máscaras e álcool em gel.

Também foi feita a leitura da Cartilha A Sereia do rio Cotinguiba e o Caderno de Atividades Amiguinhos do Azahar: Preservar é Divertido. Também houve sorteio de brindes das peças de comunicação do projeto.Os participantes também receberam brindes do projeto.

 

A educação ambiental é um dos eixos centrais do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e FAPESE em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print