Especialização em Recursos Hídricos e Meio Ambiente inicia III Módulo

Curso tem como objetivo estudar as relações socioambientais na cidade de Laranjeiras

Nos dias 04 e 05 de dezembro foram iniciadas as aulas do módulo III sobre Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa do curso de Especialização em Recursos Hídricos e Meio Ambiente, realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Mestrado em Recursos Hídricos, com apoio do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras.

A especialização é ofertada para a comunidade escolar e acadêmica com discussões sobre o acesso democrático à água, sua gestão com participação e controle social e as implicações das demandas socioambientais no contexto de degradação que ameaça um dos bens naturais mais importantes do planeta.

Num contexto histórico, em parceria com a Superintendência de Recursos Hídricos de Sergipe, a UFS já ofertou dois cursos de especialização com a temática voltada para os recursos hídricos. O primeiro entre 2000 e 2001 formou 34 especialistas que atuam em diversos setores da sociedade brasileira. A segunda iniciativa foi concluída em julho de 2013, resultando em 22 especialistas, cujo livro oriundo do conjunto das monografias realiza estudo sobre a bacia hidrográfica do rio Jacarecica. Desde 2012, a UFS oferta de modo regular o mestrado em Recursos Hídricos, que já formou mais de 60 profissionais para o Brasil e exterior.

O objetivo da atual especialização é capacitar profissionais, em especial professores da rede pública com ênfase para os docentes que atuam no município sergipano de Laranjeiras, para a compreensão e incorporação dos conhecimentos de engenharia, questões sociais e econômicos referentes à água, que favoreçam a gestão integrada dos recursos hídricos e do meio ambiente e para estratégias e técnicas no campo da educação ambiental. Totalmente gratuito, o curso conta com carga horária de 360 horas, mais a monografia e está sendo realizado na modalidade semipresencial, com aulas remotas via Google Meet e material didático e atividades no ambiente virtual de aprendizagem do Centro de Educação à Distância (Cesad) da UFS.

O curso possui 59 participantes matriculados, entre professores e professoras da rede pública estadual e municipal da cidade de Laranjeiras, profissionais da rede pública estadual de Sergipe, servidores da UFS e técnicos da comunidade em geral.

O primeiro módulo abordou o tema sobre o Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, ministrado pelo coordenador geral do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, professor Antenor Aguiar. A primeira parte do módulo didático II teve como tema a Educação Ambiental e foi ministrado pelos professores Thais Nascimento e Crystiano Ayres e contou com convidados como a bióloga da Sedurb, Valdelice Barreto, que no dia 27 de novembro conduziu a palestra sobre Sistema Nacional de Unidades de Conservação e a gestão das mesmas em Sergipe.

O módulo III da especialização está sendo ministrado pela professora Patrícia Rosalba (campus do Sertão). “O módulo tem como objetivo discutir o conceito de ciência, relacionar esse conceito com a complexidade do mundo moderno e preparar os cursistas para a escrita da monografia final”, explica a professora. Para o coordenador geral do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, professor Antenor Aguiar “o curso é uma oportunidade interessante para estudar em conjunto com várias áreas de conhecimento um dos rios mais importantes em Sergipe, o Cotinguiba”, enfatiza.

A professora Jilvanda Conceição dos Santos, que ensina matemática na rede municipal e estadual de Laranjeiras, conta que as experiências partilhadas durante a especialização são motivadoras para pensar a proteção da sustentabilidade e práticas socioambientais dentro e fora da escola. “O curso é um subsídio para trabalhar na sala de aula a conscientização das crianças e consequentemente seus familiares contra o desperdício de água, que no Brasil é uma questão cultural. Tenho um sonho em desenvolver um projeto para evitar esse problema socioambiental. Quem sabe ao longo do curso não consigo contagiar alguém com essa minha inquietação e possa desenvolver algum projeto”, espera.

Para o químico industrial Ubirajara Rodrigo Xavier, os conhecimentos adquiridos na especialização contribuem para a sua prática profissional em órgãos de proteção socioambiental responsáveis por políticas públicas na gestão hídrica. “A participação no curso Recursos Hídricos e Meio Ambiente tem me proporcionado um aprimoramento nas áreas de conhecimento que envolvem a temática”, afirma.

O certificado do curso em Especialização em Recursos Hídricos e Meio Ambiente será emitido pela UFS, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Posgrap).

Sobre o Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras

 

Restauração florestal é um dos eixos do Projeto Azahar

Com o intuito de contribuir com a promoção da segurança hídrica na bacia hidrográfica do rio Sergipe, especificamente no município de Laranjeiras, nasce o Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, realizado pela Fundação de Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O projeto busca promover a eficiência dos usos múltiplos da água, contribuindo para seu aproveitamento, a fim de propiciar condições para a melhoria da qualidade dos recursos hídricos, especialmente nas comunidades ribeirinhas de Bom Jesus e Pedra Branca, no município de Laranjeiras. Para isso, desenvolve ações em quatro eixos estratégicos: monitoramento hídrico, educação ambiental, restauração florestal e pesquisas científicas.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print