EQUIPE

Coordenador Geral

Antenor de Oliveira Aguiar Netto

Pós-Doutor em Recursos Hídricos

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), engenheiro agrônomo, com experiências em pesquisas relacionadas à recuperação de áreas degradadas, problemáticas e potencialidades que envolvem o rio São Francisco e rios do estado de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Acqua/CNPq, lotado no Departamento de Engenharia Agronômica (DEA) e ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFS. Doutor em agronomia/irrigação e pós-doutor em Recursos Hídricos pelo Instituto de Agricultura Sustentável na Espanha

>> Lattes 

 

Coordenador técnico

Thadeu Ismerim Silva Santos

Engenheiro Florestal e Mestre em Agroecossistemas

Engenheiro Florestal e Mestre em Agroecossistemas, ambos pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência nas seguintes áreas: recuperação de áreas degradadas com ênfase em restauração ecológica de mata ciliar e nascentes; inventário florestal e estudos de vegetação. No âmbito profissional, participou de relevantes programas socioambientais no Estado de Sergipe, onde a restauração de matas ciliares e nascentes foram os principais objetivos.

>> Lattes

Assessora de planejamento e gestão​

Marcela Duarte​

Engenheira Civil formada pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), mestranda em Recursos Hídricos pelo Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos (PRORH) na Universidade Federal de Sergipe e pós graduanda em MBA de Infraestruturas de Transportes e Rodovias pelo Instituto de Pós Graduação (IPOG). Membro do grupo de pesquisa Acqua. Possui experiência na área de projetos, planejamento e gestão e na área de eventos em geral.

>> Lattes 

 

 

 

Assessora em Educação Ambiental​

Aldjane Moura​

Possui graduação em Geografia pela Universidade Tiradentes (2006) e Mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Atualmente é Coordenadora geral do Projovem Urbano na Secretaria de Estado da Educação de Sergipe. Foi gestora do Programa de Alfabetização- MEC/SECADI na SEED e Chefe da Educação de Jovens e Adultos/SEED. Coordenadora do Sistema Prisional com a pasta da EJA/SEED em parceria com a SEJUC/SE, com programa de alfabetização, e turmas do fundamental nos nove presídios de Sergipe. Atuou como Chefe da Diex – Divisão de Exames e Supletivo na SEED de 2016 a 2018 e coordenou o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) no ano de 2017 na SEED. Atuou como professora substituta, na rede municipal de ensino de 2016 a 2018. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia, hidrografia, planejamento ambiental, e recursos hídricos.

>> Lattes

Colaborador

Cristyano Ayres Machado

Pós Doutorando em Recursos Hídricos- UFS, Mestre e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); graduado em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). É membro do Grupo de pesquisa Acqua/UFS, Pesquisador da UFS, professor da rede pública de Sergipe professor tutor na universidade Tiradentes.
Participa, como colaborador, do projeto Opara, águas do São Francisco,
Possui ampla experiência em educação ambiental, formação de professores e pesquisa na área de recursos hídricos. Especialização em andamento em MBA – Gestão de Projetos pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). Possui Especialização em ensino de ciências biológicas, em Docência e Tutoria On Line, em Educação a Distância, em Educação e Gestão, e em Saúde Pública.

>> Lattes 

Estagiário

Gabriel Santana Araujo

Estudante de Engenharia de Petróleo – UFS, técnico em Petróleo e Gás – IFS (2014). Atuante em iniciação científica na área de água produzida pela indústria do petróleo (adequação no descarte ao meio ambiente).

 

 

 

 

 

 

Estagiário

Jeferson Alves de Alcântara

Possui formação técnica na área de petróleo e gás pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Estudante de graduação em química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe e estudante de nível técnico em química pelo Instituto Federal de Sergipe. Foi bolsista do programa de iniciação à docência (PIBID). Desenvolve pesquisa na área de educação inclusiva e acessível voltada para o ensino de química para alunos com deficiência visual. Possui experiência em caracterização de matéria orgânica e substâncias húmicas através de ferramentas analíticas e desenvolve pesquisa na área de monitoramento ambiental.

 

 

 

 

Técnico Agropecuário

Jamisson dos Santos

Técnico Agrícola pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – campus São Cristóvão, possui curso nas áreas de cartografia e GPS e experiência no setor privado como técnico agropecuário. É membro da equipe de restauração florestal do Projeto Opará.

 

 

 

 

 

 

Estagiária

Letícia Ribeiro Pimenta

Estudante de Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Sergipe- Campus São Cristóvão (UFS). Foi bolsista de iniciação cientifica em projetos relacionados a controle biológico e manejo sanitário de ovinos e caprinos. Estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Tabuleiros Costeiros no Laboratório de Fitossanidade, com ampla experiência em Fitopatologia e Entomologia.

 

 

 

Assessora de Comunicação

Débora Melo

Jornalista (DRT 1265)

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Possui ampla experiência na área de assessoria de comunicação, sobretudo voltada para projetos sociais, organizações da sociedade civil e entidades de classe. Tem experiência ainda em Comunicação pelos Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente e Educomunicação. Foi aluna especial do Mestrado em Educação da UFS e da Pós Graduação em Direitos Humanos, Compromisso e Seguridade Social na Faculdade Pio X.

>> Lattes