MONITORAMENTO_HIDRICO-Logo

MONITORAMENTO HÍDRICO

Para transformar, é preciso conhecer a realidade do acesso e da qualidade da água pela a população nos povoados Pedra Branca e Bom Jesus, localizados no município de Laranjeiras, bem como das águas do rio Sergipe.

Por isso, algumas das primeiras ações do projeto se dão através do diagnóstico da área e do abastecimento urbano nas áreas de atuação do Azahar, atividades asseguradas a partir da interpretação da Lei Federal 9.433/2007.

Conheça algumas das ações:

Diagnóstico abastecimento humano de água, realizado diretamente com a população por meio de visitas a campo, utilizando roteiros e questionários semiestrutrados e registros fotográficos, com intuito de levantar dados sobre a realidade local da água consumida pela população, sendo este caracterizado como diagnóstico qualitativo. Em seguida, análises físico-químicas e microbiológicas serão realizadas nas amostras de água coletadas nos povoados. 

Diagnóstico da potabilidade, por meio da avaliação dos poços que abastecem os povoados Bom Jesus e Pedra Branca, para fins de abastecimento humano

Monitoramento qualiquantitativo do rio Sergipe, que irá analisar a quantidade (vazão) e a qualidade (características químicas, físicas e biológicas), a fim de avaliar se a água é adequada para o consumo humano e para manutenção da vida aquática. O estudo refere-se à agua do rio Sergipe e de um de seus afluentes.