No sul da península Ibérica, Azahar significa Flor de Laranjeira. Em Sergipe, Azahar: Flor de Laranjeiras é o nome do projeto que pretende contribuir com a promoção da segurança hídrica no município de Laranjeiras, em especial nas comunidades de Pedra Branca e Bom Jesus.
Desenvolvido pela FAPESE e UFS, em parceria com a Petrobras, por meio do projeto Petrobras socioambiental, o Projeto vem desenvolvendo ações em quatro grandes eixos: monitoramento hídrico, educação ambiental, restauração florestal e pesquisa científica no rio Sergipe.
Assista ao vídeo e conheça mais sobre essa iniciativa!
“Sem a comunidade presente nas nossas ações, o projeto não vai trazer resultados positivos”. É assim mesmo. O Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras só tem sentido se for realizado com e para a população de Laranjeiras, sobretudo as comunidades Pedra Branca e Bom Jesus. E assim seguimos atuando nestas localidades, com ações de mobilização, atividades participativas e de formação, além de eventos técnico-científicos.
Assista ao vídeo e entenda melhor como é executado o eixo de Educação Ambiental do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, realizado pela UFS e FAPESE, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Laranjeiras de Dona Nadir e do Grupo Folclórico Mirim São Gonçalo da Mussuca, da cultura popular, dos artistas brincantes, berço histórico e cultural que abriga as águas do rio Sergipe, a Mata Atlântica e os casarios antigos. Parte dessa história contamos no vídeo que lançamos hoje, com um resumo das nossas atividades de restauração florestal, monitoramento hídrico, pesquisas e educação ambiental realizadas em Pedra Branca e em Bom Jesus.
As ações iniciaram em março de 2019. O Projeto Azahar é realizado pela UFS e FAPESE em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O vídeoclipe foi vencedor do primeiro concurso para conjuntos musicais da cidade de Laranjeiras, realizado pelo Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras em agosto e setembro deste ano. Com o tema “Água e cultura”, a peça audiovisual representa uma maneira de eternizar um recorte da cultura popular do município que acolheu o Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras durante todo o seu período de execução.
O livro reúne as ações socioambientais desenvolvidas durante os dois anos do projeto no município de Laranjeiras e na bacia hidrográfica do rio Sergipe.